domingo, 26 de abril de 2009

Dia 8 - Não há mais labirinto


Hoje eu imaginei a seguinte cena: um homem dentro de um quarto, cujas paredes o esmagam e o comprimem até o ponto dele achar que vai morrer comprimido. De repente, essas paredes são destruídas e ele pode conhecer a liberdade.

Às vezes a culpa são essas infernais paredes que querem arrebentar nosso frágil corpo, até nossos ossos.

Lembrei da música UNDERGROUND, do David Bowie.

Pausa – Talvez você queira ouvir a música....

Aqui vai o link com a letra em inglês:

E uma tradução bacaninha que vi na internet:
Ninguém pode culpar você
Por caminhar para longe
Muita rejeição
Nenhuma injeção de amor
Vida pode não ser fácil
Não estar sempre crescendo
Não me diga verdades dolorosas, garotinha,
Pois a dor é como o inferno,
Mas abaixo no subterrâneo
Você achará alguma verdade
Abaixo no subterrâneo
Uma terra serena
Uma lua de cristal
Ah..
É para sempre
Não longe de tudo
Perdido e solitário
É o subterrâneo
Subterrâneo.
Papai, papai, me tire daqui
Ouvi sobre um lugar para ficar
Eu, eu estou no subterrâneo
Nada machuca de novo.
Ouvi sobre um lugar para ficar.
Papai, me tire daqui
Onde nada machuque de novo.
Papai, papai, me tire daqui
Eu, eu estou no subterrâneo
Mana, mana, por favor me tire de baixo.
Eu, eu estou no subterrâneo.
Papai, papai, me tire daqui.
Ninguém pode culpar você
Por caminhar para longe.
Muita rejeição.
Nenhuma injeção de amor.
Embaixo, no subterrâneo
Você achará alguma verdade.
Embaixo no subterrâneo;
Uma terra serena;
Uma lua de cristal.
Ah..
É apenas..
É apenas para sempre.
Não é longe de tudo.
Perdido e solitário.
É subterrâneo.
Subterrâneo.
Papai, papai, me tire daqui
Ouvi sobre um lugar para ficar
Nada nunca machucará novamente
Papai, papai, me tire daqui
Eu estou, eu estou no subterrâneo
Mana, mana, por favor me tire de baixo
Eu estou, eu estou no subterrâneo
Papai, papai, me tire daqui
Preciso viver no subterrâneo
.........
Papai, papai, me tire daqui
Eu estou, eu estou no subterrâneo
Mana, mana, por favor me tire de baixo
Eu estou, eu estou no subterrâneo
............
Papai, papai, me tire..
Papai, papai, me tire..
Preciso viver no subterrâneo.
Mana, mana, me tire de baixo.


Existem momentos em que tudo o que se quer é um Pai!!!!!!

Falando sobre culpa; é exatamente isso o que ela faz: ela comprime, tortura, aprisiona. Muitas vezes estamos nessa condição, porque também não queremos tirar a culpa que colocamos em outras pessoas.

Eu vejo que a única solução para esse problema é admitir o erro e ver que há uma nova chance.

Cuidado: a culpa destrói sua vida. (talvez até mais que o cigarro). Então, livre-se dela imediatamente.

E, falando em pai, eu me lembro que Jesus chamou Deus de “Pai” e fez a oração que hoje conhecemos como “Pai Nosso”. Essas palavras são muito fortes e profundas. Eu vou colocar o texto todo aqui, mas se atente a parte grifada:

"Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
O pão nosso de cada dia nos dá hoje;

E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;
E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.
Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;
Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas
."
Jesus fala isto: você merece PERDÃO para os seus erros, mas perdoe também a pessoa que está do seu lado, porque você não sabe o que fez ela cometer tal coisa. Isso não significa de forma alguma que tudo é liberado, o perdão não é uma porta aberta para o erro, pelo contrário, é uma porta aberta para a mudança e para a transformação. É a porta de saída do LABIRINTO. Let´s get out!!!!!!!

Pergunta para Pensar:

1. O que é um pai para você? O que se espera dele?

2. Como você se sentiria se teu pai te garantisse tudo o que você precisa?

3. Hoje você se sente amparado por seu pai?
4. De qual labirinto você precisa sair?


Talvez a imagem que você tenha de um PAI é a de abandono, negligência, violência, injustiça, falta de amor. Mas tenha misericórdia, ele errou.

O Pai que buscamos é o que nos dá TUDO não porque ele espera algo em troca, mas porque Ele tem o amor perfeito.

O amor não é mercenário! O amor dá e ponto!


Prepare-se para ter sua casa inundada, porque vamos falar de amor!


Te vejo em breve!


Gde abraço

Imagem

2 comentários:

  1. Viver é uma aventura, uma aventura perigosa. A estrada da vida está juncada de espinhos, armadilhas e minas prontas a explodirem. O inimigo nos espreita e busca uma ocasião oportuna para nos atacar. No caminho há perigos, ameaças, montes escarpados, ladeiras escorregadias, pinguelas estreitas, lagos profundos, vales escuros, desertos esbraseantes. As circunstâncias adversas, muitas vezes, conspiram contra nós; situações inesperadas nos deixam abalados; ventos contrários, surram com desmesurado rigor o barco da nossa vida. Somos surpreendidos por tempestades que atingem a nossa saúde, o nosso bolso, o nosso lar, a nossa paz. Somos feridos por setas pontiagudas que rasgam a nossa carne, fazem jorrar o nosso sangue e alagar o nosso leito com as nossas lágrimas. Somos, então, "amassados" debaixo do rolo compressor da angústia, gememos, choramos, sentimos nossas forças sendo minadas, o sorriso apagar-se do nosso rosto, o brilho fugir dos nossos olhos. O cenário parece sombrio, não enxergamos uma luz no fim do túnel, não divisamos solução à vista. O que fazer nessas horas? Para onde correr? Onde devemos buscar socorro?

    ResponderExcluir
  2. Ser cristão não é ser poupado dos problemas. Cristianismo não é uma apólice de seguro contra os acidentes da viagem rumo à Canaã celestial. O sofrimento faz parte também da agenda do povo de Deus. Neste mundo sempre vamos ter aflições. Aqueles que andaram com Deus neste mundo não pisaram tapetes aveludados, mas cruzaram desertos inóspitos, entraram em cavernas escuras, atravessaram mares encapelados, desceram aos vales sombrios, foram jogados nas fornalhas ardentes, trancados nas prisões, empurrados para as arenas, lançados nas fogueiras. O próprio Filho de Deus, imaculado, impoluto e sem jaça, quando pisou nesta terra bebeu o cálice do sofrimento: foi perseguido, insultado, abandonado, negado, traído, esbofeteado, cuspido, pregado numa cruz. O nosso sofrimento não deve ser interpretado como ausência do amor de Deus por nós. Ele sofre conosco. Ele é compassivo. Nossa dor é a Sua dor. Os nossos gemidos são os "soluços" de Deus. Não sofremos porque Deus está distante de nós ou nos castigando. Mesmo quando Ele nos disciplina, Sua motivação é o Seu Amor, Seu propósito é a nossa santidade. O nosso sofrimento nunca é maior do que a consolação de Deus. Nosso vale nunca é tão profundo que a misericórdia de Deus não seja mais profunda. O bálsamo de Deus sempre é eficaz para curar todas as nossas feridas. A alegria de Deus é temperada com as nossas lágrimas e a Paz que excede todo o entendimento jorra do trono de Deus ao nosso coração mesmo nas noites mais escuras do nosso sofrer.

    Mesmo quando sofremos, Deus está no controle das circunstâncias, para consolar-nos, levantar-nos, fortalecer-nos e usar-nos como fontes de consolação. O nosso sofrimento é pedagógico: ele nos ensina a perseverar, ele nos proporciona experiência com Deus, ele abre dentro do nosso peito uma fonte de esperança no Deus vivo. O nosso sofrimento é leve e momentâneo se comparado com as glórias que nos estão reservadas no céu; ele produzirá para nós eterno peso de glória acima de toda comparação. Por isso, se você está sofrendo, não fique deprimido nem desanimado, mas levante a cabeça e saiba que Deus está no controle. Na jornada da vida, por mais estreito que seja o caminho, ele o segura pela sua mão, o guia com o seu conselho eterno e depois o receberá na glória!

    Hernandes Dias Lopes

    ResponderExcluir

Comente