quarta-feira, 29 de abril de 2009

Dia 10 – É tudo verdade!

O mais impressionante da mentira é que ela parece uma grande verdade. Tanto é que quando certas verdades aparecem, ou ameaçam aparecer, ninguém acredita, pois afinal, a mentira tem muito mais apelo.

A verdade é aquela coisa que você não quer ouvir, que não vai causar excitação, que não envolve muita emoção.

Já a mentira aparece estrelando, ela abre as portas, ela faz o negócio acontecer, ela atrai, ela pega fogo.



Deixe-me compartilhar trechos de um livro básico sobre filosofia: “Temas de Filosofia”, de Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins.

“Hoje conhecemos o aspecto das crateras lunares porque temos acesso a várias informações, inclusive às imagens transmitidas pelos satélites. Na Grécia antiga, algumas pessoas consultavam o Oráculo de Delfos quando tinham algum problema grave. Os egípcios liam seu destino nas entranhas de pássaros e outros animais. No mundo contemporâneo, há os que jogam búzios, recorrem às cartomantes ou ao Tarô. Há os que lêem livros e fazem pesquisas.

Como saber qual desses conhecimentos é verdadeiro? Sempre que nos indagamos a respeito do conhecimento estamos, automaticamente, tratando do problema da verdade. A história da busca do conhecimento é a própria história da busca da verdade.”

“Devemos, ainda, ressaltar que a relação de conhecimento implica uma transformação tanto do sujeito quanto do objeto. O sujeito se transforma mediante o novo saber, e o objeto também se transforma, pois o conhecimento lhe dá sentido.”


Só pra relaxar (?):


1. Como você descreveria a verdade?

2. Você concorda que o conhecimento de uma verdade te transforma? Pode comentar isso?

3. Você acha que conhece toda a verdade?


Até breve!





Imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente