sexta-feira, 24 de abril de 2009

Dia 5 - Te odeio! Será que isso é amor?


Vamos lá, chegou a hora KILL BILL desse blog, a hora de confessar o nosso ódio. Já ouço até aquela música repetitiva do filme de Quentin Tarantino quando a personagem de Uma Thurman iria aprontar.

Injustiça

Muitos de nós já sentiram ou ainda sentem ódio. No fundo, atrás desse sentimento está a injustiça. Sentimo-nos injustiçados por sofrer algo que, na nossa opinião, não deveríamos sofrer.

Rejeição

Existe também o ódio por causa da rejeição, sentimos que fomos rejeitados e não esperávamos isso. O ser humano não sabe lidar com a rejeição e, quando ela aparece, a reação no geral é negativa. É como se o nosso íntimo dissesse: “Eu preciso ser amado já!”

Na verdade, falar sobre ódio, pode nos gerar um livro. Portanto, aqui estamos passando pelo assunto e assumindo que muitas vezes esse sentimento faz parte de nossa vida.

O que mais chama a atenção sobre isso é que a cultura popular nos oferece idéias totalmente falsas sobre amor, aí associam o ódio ao amor. Então, as pessoas acham que um certo “odiozinho” não faz mal a ninguém.

Vejam a letra da banda IRA:

Te Odeio (Isso é o amor)

Ora viro o mundo só prá estar onde estiver
Ora não te quero fosse a última mulher
Ora te esperava o tempo que fosse

Hoje sinto amargo tudo aquilo que era doce

Te odeio, te odeio, te odeio isso é o amor

Isso é o amor

Ora estendo a mão que por você já pus ao fogo
Ora viro as costas e você rouba no jogo

Ontem me matava só prá ver você sorrir
Hoje pouco importa se está ou não feliz



Resumindo: Parece que o amor é ruim, pois uma hora ele ama, depois odeia. Isso daí está parecendo a “Teoria do caos”.


Na verdade, esse “odiozinho” nos deprime. Certa vez, li que o ódio deforma o
caráter da pessoa. De fato, isso é verdadeiro. O ódio leva ao embotamento.


Seção Dicionário

EMBOTAR
Acepções
■ verbo
transitivo direto e pronominal
1 tirar ou perder o gume; rebotar(-se)
Ex.: o excesso de uso embotou a navalha - a lâmina embotou-se com o tempo

GUME
Acepções
■ substantivo masculino
1 a parte cortante de uma lâmina; o lado mais afiado de um instrumento de corte
2 Derivação: sentido figurado. agudeza, penetração de espírito, perspicácia

Isso não faz parte dos nossos exercício: cá entre nós, você se sente uma lâmina embotada pelo tempo?
Ufaaaaa! Confessamos! Atravessamos essa juntos!!!!!!

Mãos à obra:

Perguntinhas. Lembrando-se de gastar de 5 a 10 minutos para responder cada questão.

1. Você sente ódio de alguém ou de uma situação nesse momento?

2. Como lida com esse sentimento?

3. Por que você sente ódio? Existe uma situação específica?

4. Imagine-se fora dessa situação e escreva o que seria uma situação sem ódio.


Só para contrariar, o próximo post vai ser sobre AMOR. Bem melhor!!!!!!!

Até AMANHÃ!
LEITURA COMPLEMENTAR:

Um comentário:

  1. "Eu sou o Bom Pastor, o Bom Pastor dá
    a Sua vida pelas Suas ovelhas"
    ( Evangelho do Apóstolo João, 10.11)

    Altruísmo, (do latim alter, outro), é a devoção ao interesse do próximo, é a ação que não é motivada por razões pessoais e que realmente visa o bem-estar do outro. Já o egoísmo, é a idéia de que todos os atos de uma pessoa, bons ou maus, são sempre feitos por interesse próprio. O egoísta busca em primeiro lugar os seus próprios interesses. Uma pessoa egocêntrica é aquela que só é capaz de interagir com as pessoas e as coisas se absolutamente tudo girar em torno do seu "eu". Ela, e somente ela, deve ser o centro das atenções, a ela devem pertencer os melhores cargos para que o seu nome permaneça em evidência. De tanto pensar em si, nos seus pensamentos não há lugar para mais ninguém... O egoísta não admite que a atenção das pessoas não esteja no que ele pensa e a forma como julga todas as coisas; acredita que todos ao seu redor, por gratidão, lhe devem favores... e, tais "favores" prestados, muitas vezes, por bens "mal adquiridos" - conforme a advertência divina em Habacuque, 2.9, onde "os fins justificam os meios"...

    Já o altruísta serve com amor, doa-se sem estabelecer condições. Como disse o Apóstolo Paulo, "Não busca seus próprios interesses". Na parábola do bom pastor, Jesus apresenta-se como Modelo de altruísmo. "Eu sou o Bom Pastor, o Bom Pastor dá a Sua vida pelas Suas ovelhas" (João, 10.11). A bondade de Jesus transparece em três aspectos:

    Em primeiro lugar, Ele garante a segurança das Suas ovelhas dispondo-se a arriscar a própria vida por amor a elas, colocando-Se em segundo plano. Mesmo que para tanto esteja Sua vida correndo risco, a Sua prioridade está na preservação da vida de cada ovelha que Seu Pai lhe havia dado.

    Em segundo lugar, Ele desfruta de conhecimento e intimidade com cada ovelha. Ele conhece Suas ovelhas uma por uma e elas O conhecem pela voz...

    Finalmente, a bondade de Jesus também transparece pelo fato de que Ele supre as necessidades de Suas ovelhas, conforme expresso no Salmo 23, "O Senhor é o meu Pastor e nada me faltará". Na expressão, "e dou a vida pelas Minhas ovelhas" (João, 10.15), somos lembrados de que Ele cumpriu o prometido em João 3.16: "Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigênito, para que todo aquele que n´Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna"...

    Na celebração da Páscoa Cristã, rememoramos toda história de nossa libertação, que culminou com o sofrimento, a crucificação, morte e ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo. Há quase dois mil anos muitos têm ouvido a voz de Jesus, o Bom Pastor, e atendido ao Seu irreversível chamado. Sejamos, portanto, gratos a Deus porque Ele nos escolheu para sermos “Seus filhos" (João, 15.16).



    Enoc Teixeira Wenceslau

    ResponderExcluir

Comente