terça-feira, 21 de abril de 2009

Dia 3 - Tenho sede, tenho fome




Comida

(Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Sérgio Britto)

bebida é água. comida é pasto. você tem sede de quê? você tem fome de quê? a gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte. a gente não quer só comida, a gente quer saída para qualquer parte

a gente não quer só comida, a gente quer bebida, diversão, balé. a gente não quer só comida, a gente quer a vida como a vida quer. bebida é água. comida é pasto. você tem sede de quê? você tem fome de quê? a gente não quer só comer, a gente quer comer e quer fazer amor. a gente não quer só comer, a gente quer prazer pra aliviar a dor. a gente não quer só dinheiro, a gente quer dinheiro e felicidade. a gente não quer só dinheiro, a gente quer inteiro e não pela metade. bebida é água. comida é pasto. você tem sede de quê? você tem fome de quê?


Olá! Como está?

Esse post novamente fala sobre comida. Para isso, trouxe textos para que possamos analisar. Esse assunto me fez lembrar umas palavras de Jesus sobre sede e água, transcrevo abaixo a história.

* Depois de ler, acompanhe a explicação.

PARTE 1

“Foi, pois, a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó tinha dado a seu filho José.
E estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isto quase à hora sexta.
Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.
Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida.
Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos).
Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.
Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?
És tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado?
Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede;
Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.
Disse-lhe a mulher: SENHOR, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la.



Explicação - Parte 1: Jesus foi a Samaria e uma mulher tirava água. Ele pediu para ela dar água a ele.

Depois de suas perguntas, - (acho que ela devia estar com dúvidas a respeito de cultura, leis e religião) Jesus tira o foco desse assunto e dá outro enfoque: Ele diz que daria a ela água viva.

E ele ainda fala que quando ela beber dessa água, não vai ter mais sede e além disso, diz que a própria pessoa irá ser "uma fonte". Isso deixa claro que a mulher teria suas necessidades satisfeitas e ainda poderia satisfazer outras pessoas.

Resumindo, que maravilha essa água, pois não há espaço para o egoísmo, é o que o pessoal fala por aí de “ganha-ganha”, você está satisfeito e eu também.

PARTE 2

Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido, e vem cá.
A mulher respondeu, e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido;
Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade.”

Explicação - Parte 2

Então, de repente, temos uma nova mudança de foco

Jesus manda ela buscar o marido. Ela diz que não tem, Jesus já sabia que ela não tinha e ainda fala que ela teve 5 maridos e agora tem outro que não é marido.

Bom, primeiro temos o fato da água que iria deixá-la satisfeita e depois ela iria poder satisfazer os outros por causa de sua satisfação.


Depois, a realidade que, de fato, é triste, ela teve 5 maridos e agora tem um
caso. Agora, o foco de Jesus é a falta, a escassez, o vazio, o mal resolvido, o
complicado, o bagunçado.



É como se ele falasse: "olha, eu tou vendo uma situação de escassez, mas existe a água da vida".



Hoje, eu gostaria que você refletisse sobre essa história e respondesse o questionário abaixo:


1. Onde está a escassez na minha vida? O que me falta?

2. Por quê essa situação me aflige tanto?

3. Se eu tivesse acesso a essa "água da vida", eu a tomaria?



Eu sei que hoje foi muita coisa para pensar e refletir, então, descanse, não se cobre, reflita sobre tudo e vamos andando, vamos em frente nessa jornada!

Eu sei que você está morrendo de vontade de ler tudo, eu aconselho a ler o próximo post no outro dia.



Tudo aqui é para você refletir, se libertar, escrever, confessar que você sente ódio.

Temos que ser sinceros, muitas vezes estamos com ódio e temos que botar isso pra fora de forma construtiva: no papel, para que esse sentimento seja transformado


* Aproveite e tome um suco, vá dar uma volta no parque, na rua, no shopping, no museu, pinte, dance, coma algo diferente, aproveite o bom e o belo que estão acessíveis!Lembre-se isso não é um blog qualquer, isso é uma JORNADA!!!!!!



Fonte da imagem
http://www.diariodevancouver.blogger.com.br/sede%20copy.jpg

Um comentário:

  1. “Prove e veja que o Senhor é Bom. Feliz é o homem

    que n´Ele se refugia”

    (Livro dos Salmos 34:8)


    Na Universidade de Chicago “Divinity School”, em cada ano eles têm o que chamam de “Dia Batista”. Nesse dia cada um deve trazer um prato de comida e há um picnic no gramado.Sempre, no “Dia Batista”, a escola convida uma das grandes mentes da literatura no meio educacional teológico. Num ano eles convidaram o Dr. Paul Tillich. Dr. Tillich falou durante 2 horas e meia provando que a ressurreição de Jesus era falsa. Ele questionava estudiosos e livros e concluiu que, a partir do momento que não havia provas históricas da ressurreição, a tradição religiosa da igreja caía por terra, porque era baseada num relacionamento com um Jesus que havia ressurgido, mas, de fato, Ele nunca havia ressurgido literalmente dos mortos. Quando concluiu sua teoria, ele perguntou se havia alguma pergunta. Depois de uns 30 segundos, um senhor negro de cabelos brancos se levantou no fundo do auditório.

    — “Dr. Tillich, eu tenho uma pergunta” ele disse enquanto todos os olhos se voltavam para ele. Ele colocou a mão na sua sacola, pegou uma maçã e começou a comer. Dr. Tillich... CRUNCH, MUNCH... Minha pergunta é uma questão muito simples.... CRUNCH, MUNCH... Eu nunca li tantos livros como o senhor leu... CRUNCH, MUNCH... e também não posso recitar as Escrituras no original grego... CRUNCH, MUNCH... Eu não sei nada sobre Niebuhr e Heidegger... CRUNCH, MUNCH...” e ele acabou de comer a maçã. “Mas tudo o que eu gostaria de saber é: essa maçã que eu acabei de comer... estava doce ou azeda?”

    Dr. Tillich parou por um momento e respondeu com todo o estilo de um estudioso: — “Eu não tenho possibilidades de responder essa questão, pois eu não provei a sua maçã.” O senhor de cabelos brancos jogou o que restou da maçã dentro do saco de papel, olhou para o Dr. Tillich e disse calmamente:

    — “O senhor também nunca provou do meu Jesus, Como pode afirmar o que está dizendo?”

    Mais de 1000 pessoas que estavam assistindo não puderam se conter em aplausos.

    Você já provou Jesus?


    Fonte: http://divinity.uchicago.edu/

    ResponderExcluir

Comente