terça-feira, 15 de novembro de 2011

38 - O poder do medo: verdades e mentiras






No filme o Bom Pastor, que conta um pouco da história da CIA, algumas mensagens ficam evidentes: é difícil confiar, assim, fica muito difícil saber o que é a verdade e o que é a mentira.

Em um dos diálogos, ouvimos: “Espero que encontre alguém em quem confiar”. Além disso, fica no ar essa questão do uso de informações verdadeiras, contra informações falsas, informações plantadas.

Essa lógica não mudou. O mundo está cheio de mentiras que nos são jogadas diariamente.

No filme, em uma das paredes da CIA podemos ler:

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará



A realidade da CIA, em se tratando de informações falsas e verdadeiras, é a mesma que a nossa. Nosso mundo pode ser alterado ou pela mentira, ou pela verdade. Se ele for alterado pela mentira, receberemos um impacto negativo; já se for alterado pela verdade, receberemos um impacto positivo.

Assim, a verdade deve ser almejada. A informação correta deve ser buscada.

Quando não conhecemos a verdade, podemos nos tornar reféns do MEDO. Pois afinal não filtramos informações. Só o conhecimento da verdade pode nos fazer filtrar informações. Do contrário, serremos engolidores de mentiras, de matéria podre e tóxica que, no longo prazo, irá nos matar.

Muitas vezes o estado de depressão está ligado à crença em mentiras. Simplesmente são apresentadas informações falsas, elas são aceitas, e não há busca de alternativa. Tudo isso permeado de MEDO. O medo que é ameaçador faz o seu papel de imobilizador, de acusador; deixando-nos sem ação, na apatia.


Por tudo isso, é necessário buscar a VERDADE, para que as nossas vidas recebam impacto positivo.

Para responder:


1.                      Você já buscou a verdade?

2.                      Se não a encontrou, tem vontade de encontrá-la?





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente