quarta-feira, 23 de maio de 2012

40 - O que fazer na hora da espera?




Quando a gente está esperando, esperando por um emprego, por um namorado/a, um casamento, a compra de um imóvel, o término de um curso, a entrega de um TCC, entre muitas outras esperas, a gente tem a tendência de se desesperar porque olhamos para aquilo que está FALTANDO.

A gente pensa o tempo está passando e não estamos conseguindo, está FALTANDO.

Mas há muita coisa para fazer no TEMPO DA ESPERA. Na hora da espera, temos trabalho a fazer, temos uma obra de restauração de mente e coração para ser feita. Falta o namorado? Vá ler, meditar, auxiliar aqueles que precisam de você. Falta casamento? Aproveita o namoro. Falta o imóvel? Peça e já agradeça. Agradeça e tenha certeza que toda a provisão virá!

O importante é não ser tomado pela visão da FALTA. Temos que ver o que está por vir: o melhor. No momento da espera, plante sementes, cultive amizades, leia, escreva, entre em contato com seus sentimentos, não dê ouvidos para o medo e para a insegurança, mas plante sementes, tendo a certeza que mais cedo ou mais tarde muitos frutos serão colhidos!  


Para pensar:

Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;
Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

39 - O que fazer quando se está com depressão?




Agora falo em termos de conselho, como o blog já avisa isso, não é um local para medicina. Existem situações em nossa vida de perda, frustação, mágoa, abandono, fracasso, derrota, acusações falsas, falta de dinheiro, traição, rejeição, falta de saúde entre muitas outras que nos colocam no escuro, no fim do poço.

Às vezes isso acontece ao mesmo tempo, esse é o pior, quando somos atribulados por diversos problemas, ficamos também com raiva, ira, amargura e tristeza. Quando parece que algo começa a ir bem, levamos um golpe terrível. Sim, é muito difícil enxergar luz nessa condição.

Se você encontra-se nessa situação de conflito, ou melhor, de diversos conflitos, minha sugestão é que você pare de olhar para eles e, sem pensar muito, jogue sementes que no futuro irão lhe ajudar.

Quando estamos em uma crise, nossa visão é muito limitada, às vezes essa visão limita-se ao dia de hoje, limita-se a semana, ou ao mês, dificilmente nossa visão enxerga a partir de um ano. Não, muitas vezes, a crise nos deixa com a visão estreita por conta da necessidade e do sofrimento.

Mas não permita que a visão estreita te deixe no fundo do posso. Viva o presente, mas plante sementes visando o longo prazo.

Claro que isso não resolverá todos os seus problemas, mas irá lhe ajudar no dia-a-dia, nas atividades que você fará pensando numa perspectiva positiva de futuro.

Mantenha um diário e escreva as boas sementes que você plantou hoje. Escreva o que irá semear no dia seguinte. Não pare, nunca pare. O momento pode estar péssimo, mas no tempo determinado vai melhorar, enquanto a estabilidade não vem, o que você pode fazer hoje para melhorar o seu futuro?