domingo, 4 de outubro de 2009

Dia 33 - O passado morreu




Quantos de nós vivemos atormentados por causa das brigas do passado, por causa de erros, tombos, maus tratos, traumas, dores, frustração, ataques, roubos? Acredito que a maioria dos adultos ainda mantém em sua lembrança algo de ruim que aconteceu no passado.

Agora, eis a boa notícia: o passado morreu graças a Deus. Se ele ainda está vivo em sua mente, jogue-o fora, enterre-o.

Existem muitas pessoas que insistem na lembrança do passado como forma de resolver conflitos do presente. Inútil.

Esqueça o passado, perdoe-se, receba perdão, perdoe o próximo. Agora, sabe por que tudo isso é possível? Pois alguém fez isso por você. Jesus Cristo (“Cristo” significa Messias, ungido, aquele que foi separado para uma missão especial) decidiu perdoar. Ele veio para o perdão e para a paz. Essa é a melhor escolha.

Perdoar é esquecer a injustiça, apagar o agravo, esquecer e não querer lembrar. Além disso, é também ter um amor sobrenatural (sim, sobrenatural, pois amar e perdoar não são características muito humanas como afirmam). Esse amor dá uma nova chance para quem errou.

Acredito que a questão do amor também está ligada ao julgamento da conduta do próximo. Por pior que tenha sido esta conduta, não temos a menor condição de entendê-la. Também somos falhos e cheios de defeitos.

(Gostaria de salientar sobre a existência da MALDADE. E do poder de decisão da humanidade em escolher o Bem em vez do Mal. O problema é que, no geral, o mal se disfarça perfeitamente de bem. Assim, é preciso pensar: O que é o bem? E que decisão tomar?)

Assim, por conta de nossas deficiências e ignorância, não podemos julgá-lo. Não podemos ser o Sr. Justiça, pois somos injustos. Aqui falo sobre MOTIVAÇÃO para o mal, e não o ato. Sabemos o certo e o errado, mas não sabemos o que está por trás de uma decisão errada. Também não falo sobre a justiça dos tribunais, mas sobre o senso de justiça, o qual é parte essencial de nossa existência.

Resta-nos apagar o passado e nos dar uma nova chance e dar ao próximo uma nova chance também.


Perguntas para pensar:

1. Quem eu preciso perdoar? Posso fazer isso hoje?

2. Quais são meus sonhos hoje?

3. Escreva como você se sentiria se para todo o erro que cometesse, surgisse uma pessoas para cobrar suas faltas e exigir pagamento disso tudo. Imagine.

4. Sabendo que o passado morreu, como posso seguir em frente?



Fonte da imagem