domingo, 28 de junho de 2009

Dia 28 - O poder da insignificância



(Que ele tenha encontrado a vida!)

Num mundo em que celebridades são quase consideradas deuses e onde o sucesso segundo a VocêSA é o objetivo de vida, ser insignificante, ser desconhecido, anônimo é a morte em vida.

Então, como todos querem a VIDA, todos correm em busca de reconhecimento, significado, sucesso.

Contudo as pessoas buscam tudo isso sem antes conceituarem essas coisas, o que acaba fazendo com que todos corram em busca do nada. Claro, podemos dar nome para nossos objetivos, entretanto, a questão não é o lugar, mas o significado por trás disso.

Chegou a hora de compreendermos que tudo se refere ao sentido, ao fim e não ao meio.

Não sei quanto tempo de vida ainda vamos ter, portanto será que estamos tomando a melhor decisão hoje?

Eu gostaria de lhe contar uma história de aparente sucesso. Havia uma igreja num local chamado Laodicéia, e nesse lugar tudo parecia muito bem, tão bem que as pessoas diziam o seguinte:


“Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta”

Contudo Jesus Cristo (Cristo significa “Messias”, que quer dizer ungido) falou para esse pessoal o seguinte:
“... e não sabes que és um desgraçado,
e miserável,
e pobre,
e cego,
e nu;
Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças;
e roupas brancas, para que te vistas,
e não apareça a vergonha da tua nudez;
e que unjas os teus olhos com colírio,
para que vejas.
Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.
Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.”


A pergunta para pensar é:


1. Qual a tua miséria? Que porta da sua vida precisa ser aberta?



Comentário: Acredito que poucos estão preparados para o sucesso. Não é fácil você ser considerado o máximo e ainda sim ter plena consciência de sua insignificância e se despojar da praga chamada “orgulho”.


Textos interessantes:

terça-feira, 23 de junho de 2009

Dia 27 - Causas da depressão


“Você chegou
Tão tarde na minha vida
Que só encontrou
Muita mágoa no meu coração”.
Mágoa (Tom Jobim)
Nesse curto texto, quero abordar algumas causas da depressão. O assunto é complexo, polêmico, mas parece haver um consenso que afirma que, no fundo, por trás da depressão está a ira.

Li também na net sobre uma teoria chamada de “Incapacidade Aprendida”, que diz que a causa da depressão é a falta de controle sobre circunstâncias. Realmente, faz sentido. Ou seja, não importa o que você faça, isso não te leva a lugar nenhum. (Contudo depois li mais sobre essa teoria e achei um pouco furada).

De qualquer forma, acho que a depressão vem também do fato de não aceitarmos nossa falta de controle sobre a situação e não simplesmente a falta de controle. Pois se você está em um barco e ele começa a balançar, mas você sabe que o comandante é talentoso, digno e de confiança, você pode até temer, mas você sabe que vai estar salvo.

Ira

Existem inúmeras explicações e causas para o problema. Mas a que mais me chama a atenção é a IRA. Na verdade, é a explicação mais antiga.

"Talvez nos sintamos mais irados quando feridos por uma decepção ou pelos atos de outrem. Em lugar de admitir a mágoa, as pessoas ficam se remoendo, ponderam sobre o acontecido e começam a ficar zangadas. A ira então cresce e torna-se tão forte que oculta a mágoa. Se ela não for admitida e expressa, sendo enfrentada, resulta em vingança.

Isso exige energia e desgaste do corpo, de modo que as emoções eventualmente vem à superfície na forma de sintomas psicossomáticos. A depressão freqüentemente oculta a mágoa, ira e ressentimentos adjacentes.

Efeitos da Depressão

A depressão leva a qualquer dos seguintes efeitos, ou a todos eles. Em geral, quanto mais profunda a depressão mais intensos serão os seus efeitos.

1.Infelicidade e Ineficiência: os indivíduos deprimidos quase sempre sentem-se desanimados, auto-críticos e miseráveis. Falta-lhes entusiasmo, mostram-se indecisos e algumas vezes tem pouca energia para fazer as coisas mais simples.

2. Reações mascaradas: agressividade e explosões de mau gênio; comportamento impulsivo (jogatina, bebedeira, violência, impulso para destruição e sexo compulsivo); tendência para acidentes; trabalho compulsivo e problemas sexuais. Esses sintomas mascarados podem ocorrer em crianças, adolescentes e adultos.

3. Retração: desejo de afastar-se dos outros, de devanear e de escapar para o mundo da televisão, novelas, álcool ou drogas. Alguns sonham em fugir ou encontrar um emprego mais simples.

4. Suicídio: é o mais simples e completo meio de escape.”

Fonte


Pergunta para pensar:

1. O que é PERDÃO?

2. Existe alguém que eu preciso perdoar?




Saiba mais:


Poesia Dor na Alma